Simulacro na Infância
O Centro Social de Oiã, para dar cumprimento aos diplomas legais aplicáveis em matéria de segurança contra incêndio em edifícios, aliou-se à EuroPGS – Projectos de Consultoria de Gestão e Segurança, Lda., para elaboração das medidas de autoprotecção da instituição.
Foram estabelecidas medidas de prevenção e medidas de intervenção em caso de incêndio, foi dada formação a todos os funcionários e foi elaborado um exercício de simulacro com o apoio dos bombeiros de Oliveira do Bairro.
A forma de actuação face a uma situação de emergência, o conhecimento para a utilização de meios de combate a incêndio, os procedimentos de evacuação, a comunicação da informação e o acolhimento dos meios de socorro externos são competências que foram adquiridas pelos funcionários do Centro Social de Oiã.
A temática da Segurança contra incêndios em edifícios é algo que deve ser levada com bastante importância uma vez que as autoridades competentes pela fiscalização estão no terreno para verificar as condições dos edifícios.
Não se esqueça que se um incêndio for eliminado na sua fase inicial não terá mais riscos para os ocupantes nem para o próprio edifício, com procedimentos
de resposta a uma situação de emergência bem definidos podemos minimizar todos os danos existentes.
A elaboração e implementação das medidas de autoprotecção nas empresas/instituições é de caracter obrigatório para todos os edifícios e recintos, incluindo os já existentes.
Paulo Vieira, Técnico de Segurança do Trabalho e Licenciado em Segurança Comunitária. (EuroPGS – Projectos de Consultoria de Gestão e Segurança, Lda)