Apoio à Infância

  • Nesta casa procuramos segurar a criança pela sua mão, mas sempre em direcção ao amanhã, para que caminhe com confiança passo a passo. Há uma equipa que trabalha diariamente para lhes proporcionar um desenvolvimento global e harmonioso de futuros adultos auto-realizados.
    É um infantário que incentiva a participação e recebe de braços abertos família e amigos. É uma instituição que mima a criança, mas também os papás e as mamãs.
    Pais e mães, que sentem a responsabilidade de assegurar que o vosso bebé fica em segurança, no Centro Social de Oiã, o nosso lema é criar uma criança feliz num ambiente que educa e que acolhe.
    Se decidir que alguma das respostas sociais da infância do Centro Social de Oiã (Creche, Pré-Escolar, CATL) se adequa ao seu filho, saiba que a partir do momento que entrar nesta casa, pode contar connosco em cada momento único do desenvolvimento do seu filho.
  • CRECHE
    A resposta social de Creche, de natureza socioeducativa, integra bebes/crianças dos 4 meses até aos 3 anos de idade, durante o período diário correspondente ao impedimento dos pais ou da pessoa que detenha a sua guarda, e está vocacionada para o apoio à criança e à sua família.
    A Creche do CSO tem disponíveis 3 salas com capacidade para 45 crianças:
    – Sala de Berçário – capacidade para 10 crianças entre os 4 meses e a aquisição da marcha;
    – Sala de Transição – capacidade para 15 crianças entre a aquisição da marcha e os 24 meses;
    – Sala dos 2 Anos – capacidade para 20 crianças entre os 24 e os 36 meses de idade.

    Regulamento Interno da Creche

    a1

     

     

     

    PRÉ-ESCOLAR
    A resposta social de Pré-Escolar integra crianças dos 3 aos 6 anos de idade/ingresso no ensino básico, com capacidade para 66 utentes, e proporciona atividades lúdicas e pedagógicas, integradas no projeto de animação sociocultural da resposta social e no plano anual de atividades.
    A educação pré-escolar, na nossa instituição, favorece a formação da criança, tendo em vista a sua inserção na sociedade como um ser autónomo, livre e solidário.

    Regulamento Interno do Pré-Escolar

    a2

     

     

     

    CATL – CENTRO DE ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES
    A resposta social de Centro de Atividades de Tempos Livres proporciona atividades no âmbito da animação sociocultural a crianças e jovens a partir dos 6 até aos 12 anos de idade, do 1º ciclo de escolaridade obrigatória, nos períodos extraescolares; tem capacidade para 60 crianças/jovens.

    Regulamento Interno do CATL

    a3

  •  

    Psicologia =Gratuito

    Terapia da Fala

     

    Hip Hop

     

    Natação

     

    Música

     

    Yoga

     

     

    Serviço Complementar às Respostas Sociais: Transporte

  • Creche: o principal não são as atividades planeadas, ainda que adequadas, mas sim as rotinas e os tempos de atividades livres. As crianças muito pequenas não se desenvolvem bem em ambientes “Escolarizados”, onde realizam atividades em grupo dirigidas por um adulto, mas em contextos calorosos e atentos às suas necessidades Individuais. As crianças pequenas estão sempre dependentes do contacto, de se lhes falar, da atenção que lhes dá e da ternura que recebe. Os amplos processos e aprendizagens que se realizam nesta fase só podem ser acionados no calor seguro de uma relação harmoniosa entre pais, educadoras e crianças.

    A creche organiza atividades adequadas ao bom desenvolvimento da criança nesta faixa etária das quais apresentamos alguns exemplos e as respetivas finalidades:
    Canções: memorização, linguagem, ritmo, gosto pela música, disciplina;
    Lengalengas: exploração dos sons e ritmos, expressão através da linguagem oral, gestual e corporal;
    Pintura com o dedo, mão e pés: exploração de diferentes materiais, cores, formas e texturas, controlo da motricidade, gosto estético;
    Jogos: compreensão de regras, socialização;
    Modelagem: controlo da motricidade, capacidade de exploração;
    Rasgagem e colagem: motricidade, autonomia, iniciativa;
    Histórias: descoberta de si e do outro, linguagem verbal e não-verbal, imaginação;
    Fantoches: concentração, imaginação;
    Brincadeira livre e orientada: socialização, autonomia, liberdade de escolha.

    Pré-escolar: As atividades desenvolvidas, podem ser gerais e abrangentes ou específicas, uma vez que incluem a possibilidade de fundamentar diversas opções educativas. Não se pretende que se centre na preparação da escolaridade obrigatória, mas que garanta às crianças um contacto com a cultura e os instrumentos que lhes vão ser úteis para continuar a aprender ao longo da vida.

    As áreas de conteúdo que constituem as referências gerais a considerarem no planeamento e avaliação das situações e oportunidades de aprendizagem:
     Área de Expressão/Comunicação:

    1 – Domínio das expressões: motora, dramática, plástica e musical
    2 – Domínio da linguagem e abordagem à escrita.
    3 – Domínio da matemática.

    Área de Conhecimento do mundo: esta área enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de saber e compreender o porquê.

    Área de Formação Pessoal e Social: esta área integra todas as outras áreas pois tem a ver com a forma como a criança se relaciona consigo própria, com os outros e com o mundo.

    CATL:

    Passeios:

    I1

    Expressão plástica:

    i2

    Convívios Interinstitucionais:

    i3

    Convívios Intergeracionais:

    i4
    Atelier de Pintura:

    i5
    Jogos diversificados:

    i7

    Comemoração de datas festivas
    (ex. Dia da mãe, Dia do pai, Dia da família, Natal, Páscoa,Carnaval, etc)

    i8

    – Apoio nos trabalhos de casa;
    – Atelier de leitura;
    Caminhadas pedestres:

    i9
    – Praia;

  • O Infantário do Centro Social de Oiã tem instalações adequadas às necessidades da sua criança. As nossas instalações são controladas e certificadas para melhor assegurar a segurança e higiene dos espaços.

     

    Venha visitar-nos!