- Nesta casa procuramos segurar a criança pela sua mão, mas sempre em direcção ao amanhã, para que caminhe com confiança passo a passo. Há uma equipa que trabalha diariamente para lhes proporcionar um desenvolvimento global e harmonioso de futuros adultos auto-realizados.
É um infantário que incentiva a participação e recebe de braços abertos família e amigos. É uma instituição que mima a criança, mas também os papás e as mamãs.
Pais e mães, que sentem a responsabilidade de assegurar que o vosso bebé fica em segurança, no Centro Social de Oiã, o nosso lema é criar uma criança feliz num ambiente que educa e que acolhe.
Se decidir que alguma das respostas sociais da infância do Centro Social de Oiã (Creche e Pré-Escolar) se adequa ao seu filho, saiba que a partir do momento que entrar nesta casa, pode contar connosco em cada momento único do desenvolvimento do seu filho. - CRECHE
A resposta social de Creche, de natureza socioeducativa, integra bebes/crianças dos 4 meses até aos 3 anos de idade, durante o período diário correspondente ao impedimento dos pais ou da pessoa que detenha a sua guarda, e está vocacionada para o apoio à criança e à sua família.
A Creche do CSO tem disponíveis 3 salas com capacidade para 45 crianças:
– Sala de Berçário – capacidade para 10 crianças entre os 4 meses e a aquisição da marcha;
– Sala de Transição – capacidade para 15 crianças entre a aquisição da marcha e os 24 meses;
– Sala dos 2 Anos – capacidade para 20 crianças entre os 24 e os 36 meses de idade.Para consulta, o Regulamento Interno da Creche: Regulamento Interno_Creche
PRÉ-ESCOLAR
A resposta social de Pré-Escolar integra crianças dos 3 aos 6 anos de idade/ingresso no ensino básico, com capacidade para 66 utentes, e proporciona atividades lúdicas e pedagógicas, integradas no projeto de animação sociocultural da resposta social e no plano anual de atividades.
A educação pré-escolar, na nossa instituição, favorece a formação da criança, tendo em vista a sua inserção na sociedade como um ser autónomo, livre e solidário.Para consulta, o Regulamento Interno do Pré-Escolar: Regulamento Interno_Pré-Escolar
Psicologia =Gratuito
Terapia da Fala
Hip Hop
Natação
Música
Yoga
Serviço Complementar às Respostas Sociais: Transporte
- Creche: o principal não são as atividades planeadas, ainda que adequadas, mas sim as rotinas e os tempos de atividades livres. As crianças muito pequenas não se desenvolvem bem em ambientes “Escolarizados”, onde realizam atividades em grupo dirigidas por um adulto, mas em contextos calorosos e atentos às suas necessidades Individuais. As crianças pequenas estão sempre dependentes do contacto, de se lhes falar, da atenção que lhes dá e da ternura que recebe. Os amplos processos e aprendizagens que se realizam nesta fase só podem ser acionados no calor seguro de uma relação harmoniosa entre pais, educadoras e crianças.
A creche organiza atividades adequadas ao bom desenvolvimento da criança nesta faixa etária das quais apresentamos alguns exemplos e as respetivas finalidades:
Canções: memorização, linguagem, ritmo, gosto pela música, disciplina;
Lengalengas: exploração dos sons e ritmos, expressão através da linguagem oral, gestual e corporal;
Pintura com o dedo, mão e pés: exploração de diferentes materiais, cores, formas e texturas, controlo da motricidade, gosto estético;
Jogos: compreensão de regras, socialização;
Modelagem: controlo da motricidade, capacidade de exploração;
Rasgagem e colagem: motricidade, autonomia, iniciativa;
Histórias: descoberta de si e do outro, linguagem verbal e não-verbal, imaginação;
Fantoches: concentração, imaginação;
Brincadeira livre e orientada: socialização, autonomia, liberdade de escolha.Pré-escolar: As atividades desenvolvidas, podem ser gerais e abrangentes ou específicas, uma vez que incluem a possibilidade de fundamentar diversas opções educativas. Não se pretende que se centre na preparação da escolaridade obrigatória, mas que garanta às crianças um contacto com a cultura e os instrumentos que lhes vão ser úteis para continuar a aprender ao longo da vida.
As áreas de conteúdo que constituem as referências gerais a considerarem no planeamento e avaliação das situações e oportunidades de aprendizagem:
Área de Expressão/Comunicação:1 – Domínio das expressões: motora, dramática, plástica e musical
2 – Domínio da linguagem e abordagem à escrita.
3 – Domínio da matemática.Área de Conhecimento do mundo: esta área enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de saber e compreender o porquê.
Área de Formação Pessoal e Social: esta área integra todas as outras áreas pois tem a ver com a forma como a criança se relaciona consigo própria, com os outros e com o mundo.
CATL:
Passeios:
Expressão plástica:
Convívios Interinstitucionais:
Convívios Intergeracionais:
Comemoração de datas festivas
(ex. Dia da mãe, Dia do pai, Dia da família, Natal, Páscoa,Carnaval, etc)– Apoio nos trabalhos de casa;
– Atelier de leitura;
Caminhadas pedestres: - O Infantário do Centro Social de Oiã tem instalações adequadas às necessidades da sua criança. As nossas instalações são controladas e certificadas para melhor assegurar a segurança e higiene dos espaços.
Venha visitar-nos!